Cloud Computing: 5 sinais de que é hora de migrar

2018-06-19T17:50:54+00:0019/06/2018|

Migrar os sistemas críticos da sua empresa para a nuvem já não é uma questão de “se”, mas de “quando” e, principalmente “com quem”. Isso porque, quando o assunto é transformação digital, trabalhar com cloud computing é como dispor de água e energia elétrica.

Engana-se quem pensa que esse movimento é uma coisa do futuro ou para ser pensado depois. Essa é uma decisão para ser tomada o quanto antes!

De acordo com reportagem da revista Exame, uma das medidas do sucesso do mercado de tecnologia de um país é o número de startups bilionárias que ele consegue produzir. Bom, o Brasil já tem três unicórnios (nomes dados a esse tipo de empresa): 99, PagSeguro e Nubank.

Isso significa que as coisas estão acontecendo em um ritmo acelerado por aqui e a sua empresa deve aproveitar as oportunidades desse ecossistema forte que vem se formando.

empresas altamente especializadas que disponibilizam toda a infraestrutura para o seu negócio se manter relevante em um cenário altamente competitivo.

Integrar funcionalidades, tornando as relações de negócios mais simples, por exemplo, é algo que sua equipe de TI pode fazer já. Mas se ela estiver ocupada com um link de internet indisponível ou fazendo backup tarde da noite, realmente fica difícil.

Situações como essas servem de alerta para o dono da empresa ou seu gerente de TI avaliarem se a infraestrutura atual vai suportar o crescimento da empresa.

Separamos neste post cinco sinais de que chegou a hora de migrar para cloud computing. Confira quais são eles:

1) Muito tempo dedicado a solucionar problemas com infraestrutura de TI e não em encontrar soluções para impulsionar o negócio. Conclusão? Seu departamento pode ficar de escanteio quanto às grandes decisões da empresa.

2) Constantes investimentos em soluções de segurança. A todo momento surgem novos tipos de ameaças e monitorar as vulnerabilidades requer pessoal constantemente atualizado e tecnologia de ponta. Vale a pena tamanho esforço (e custo) dentro de casa?

3) Perda de oportunidades em picos de demanda sazonais. Sua empresa poderia ter tido melhor desempenho se a capacidade de TI fosse maior em um momento específico (como Dia das Mães, Natal, Blackfriday, etc)? Então, ao invés de fazer um investimento que será subutilizado na maior parte do tempo, vá para a nuvem, com a elastic cloud!

4) Ausência de um plano de backup. Em casos de alagamento ou pane elétrica em quanto tempo seu time de TI consegue restabelecer a rotina de trabalho? Os dados são preservados quando existe uma rotina de backup e um plano de disaster recovery. Um parceiro especialista garante disponibilidade das informações que são o maior tesouro da sua empresa, via cloud backup.

5) Alto custo com a contratação de pessoal qualificado e treinamentos constantes. Manter especialistas no departamento representa um custo bastante alto para a empresa, considerando o salário, férias, entre outros benefícios. Migrando para a nuvem, você aloca seus talentos de forma mais eficiente e conquista melhores resultados.

Como você viu, existem grandes vilões do sucesso no time de TI, mas com um parceiro especialista em cloud computing você pode virar esse jogo!

Para estar presente no mercado nos próximos anos, algumas decisões estratégicas precisam ser tomadas logo, visando a transformação digital. Conte com a IT Brasil para avaliar os rumos que a TI do seu negócio pode tomar para se manter competitivo e rentável ao longo do tempo.

Agende uma reunião por videoconferência com nossos especialistas. Temos paixão por servir e, certamente, vamos fazer a diferença para sua empresa. Conte conosco!

Na TI Brasil é gente servindo gente!