3 frentes para caminhar pela jornada da transformação digital

2018-08-31T13:22:23+00:0031/08/2018|

Migrar do modelo mental analógico para o digital é o que buscam as empresas (e os profissionais) que desejam se manter relevantes, considerando o metabolismo acelerado da nova economia.

Philco, Blockbuster e Kodak são exemplos de grandes corporações bem estabelecidas que não acompanharam o movimento da transformação digital e acabaram caindo no esquecimento.

Se a sua empresa ainda não começou a migração para este novo modelo, não só a concorrência vai avançar para longe de você, como seu negócio vai ficar para trás (assim como as empresas citadas acima).

De acordo com o livro “Organizações Exponenciais” (de Salim Ismail, Michel S. Malone, Yuri van Geest), se você conseguir criar uma organização escalável, ágil e inteligente, será possível desfrutar de um sucesso exponencial, em um nível nunca antes possível.

No entanto, endereçar a transformação digital não é tarefa simples como apenas “colocar tecnologia para dentro de casa”. Não é a tecnologia como um fim em si mesma, mas como um meio de impactar pessoas e transformar realidades. Daí que nasceram os negócios disruptivos como Uber e AirBnB.

Então, para fazer essa jornada de transformação digital, é bem importante identificar quais são as tecnologias que vão ajudar o negócio a entregar mais valor para o cliente, considerando três frentes:

  • Comunicação integrada e digital:
    1. Plataforma de comunicação multicanal – versão moderna do PABX que simplifica os contatos;
    2. Chatbots – robôs previamente programados que garantem dinamismo no atendimento ao cliente;
    3. Videoconferência – solução fundamental para eliminar as barreiras de localização com alta qualidade de áudio e vídeo.
  1. Rede corporativa:
    1. Infraestrutura de rede;
    2. Cabeamento;
    3. Wi-fi;
    4. Segurança da informação.
  • Automação digital:
    1. Controle de acesso;
    2. Agendamentos de reunião;
    3. Sistema de controle de reservas, entre outros.

É sempre válido ressaltar que a migração do “analógico” para o digital deve considerar a integração com os sistemas legados, sem jogar fora tudo o que já foi construído até aqui. Até porque, é a sua história que te fez chegar aqui hoje e que é a base para o seu futuro.

A IT Brasil acredita que caminhar rapidamente para a transformação digital é algo urgente, mas que cada empresa tem uma realidade e um legado que devem ser considerados ao escolher as tecnologias que vão te ajudar nessa jornada.

Conte com a IT Brasil para identificar e implementar tecnologias que fazem sentido dentro do seu negócio para co-criar uma nova era na sua empresa. Clique aqui e agende uma conversa conosco!

Até o próximo post!